Como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal?

Web_img_70_financialplaningprocessGostaria de responder esta pergunta apresentando alguns pontos:

Porque ser um Planejador Financeiro Pessoal?

É a sexta profissão mais desejada nos EUA, está entre as dez profissões do futuro no Brasil e é reconhecida como uma profissão que dá qualidade de vida aos profissionais.

Pela minha experiência aqui no Brasil, posso afirmar que é muito prazeroso o trabalho e recomendo a quem tem perfil ingressar. O Brasil ainda é muito carente deste profissional.

Como ele pode atuar auxiliando as pessoas?

O Planejador Financeiro lida com pessoas e com famílias, e pode fazer isso de diversas maneiras. Escrevendo livros, participando de uma coluna num jornal ou revista, atendendo pessoas num consultório, dando aulas, cursos ou palestras, atendendo via internet, enfim, o universo é vasto.

Existem profissionais especialistas também, que atuam com seguros, previdência, investimentos financeiros, crédito, investimentos imobiliários, contabilidade, direito e psicologia que podem ser Planejadores Financeiros especialistas.

Como tornar-se um?

Primeiro é importante se perguntar se gosta de lidar com pessoas e se gosta de ajudar as pessoas. De um modo ou de outro,com poucas exceções, você se verá na frente de pessoas e famílias, escutando suas histórias, seus planos, seus sonhos, seus tropeços, angustias, desejos e frustrações. Este será o material para que possa elaborar algumas vezes um Planejamento Financeiro Pessoal, noutras orientá-los e as vezes ensina-los. (apesar de eu achar que aprendemos mais do que ensinamos).

Dependendo da sua profissão e experiência, pode ser que o simples conhecer dos conceitos disponíveis na literatura de auto-ajuda e de finanças pessoais seja suficiente para você atuar. E conheço a cada dia mais gente que auxilia outras com sua bagagem na área de finanças por exemplo.

Um Planejador Financeiro Pessoal, que vou denominar de clinico geral, para atender os casos como endividamento e organização do orçamento doméstico que são a maior demanda que existe hoje e que no meu olhar irá crescer, precisa entender bem de Crédito, Planejamento Financeiro, Psicologia, Matemática Financeira e noções básicas sobre investimento.

Para ser um Planejador Financeiro Pessoal que atende as demandas que envolvem dinheiro da vida de uma família, precisa ampliar o tempo de estudo e conhecer além dos temas acima sobre investimentos no Brasil, Investimentos no Exterior, Investimentos imobiliários, Tributação, Sucessão, Seguros, Previdencia, Mediação dos conflitos familiares e não para.

Existem cursos específicos para cada uma das disciplinas, mas recomendo que façam dentro de um contexto como o MBA Advisor em Finanças Pessoais www.fipecafi.com.br no entanto ele é direcionado para profissionais da área já com experiência.

Você pode obter um selo de qualidade profissional como o CFP (Certified Financial Planner) que não te autoriza a atuar como Planejador mas garante um padrão de excelência profissional www.ibcpf.org.br.

Eu montei uma Escola Clinica Financeira, para ajudar os profissionais a ingressarem neste mercado. Lá os alunos aprendem com a prática, atendendo uma comunidade gratuitamente e levando esta experiência para a sala de aula, com isso formamos os clínicos gerais para o atendimento básico. Além do diferencial da aprendizagem com material real, (que são os atendimentos), nós auxiliamos os alunos ao final do curso para que elaborem seus planos de negócios, afinal nós aplicamos o que pregamos, o investimento no curso tem que retornar no menor prazo possível.

Espero que a profissão continue crescendo, pois a demanda já está.

Sejam bem vindos,

Fabiano Calil

15 ideias sobre “Como se tornar um Planejador Financeiro Pessoal?

  1. Fabio

    Caro Fabiano,

    Admiro muito seu trabalho! Acho fundamental pessoas com o conhecimento em finanças auxiliar quem está em dificuldade.
    Tenho formação em gestão financeira e antes de fazer um MBA ou Pós gostaria muito de conhecer a Escola Clinica Financeira, como faço?

    Um abraço

    Fabio Henrique

  2. Fabiano Calil Autor do post

    Fabio,
    Para mais informações peço que escreva para clinica@fabianocalil.com.br, você receberá um questionário e mais informações sobre o curso.
    No dia 30 de janeiro de 2010, um sábado, teremos uma apresentação sobre a clinica e o curso aos profissionais interessados, reserve este dia na sua agenda.

    Um abraço,

    Fabiano

  3. Luiz Victor Cordeiro Coutinho

    Caro Fabiano, estive com você nos corredores da expomoney-RJ e na oportunidade expressei minha vontade em me especializar em educação financeira, foi então que você me convidou para um encontro sobre o curso clínica financeira. Tentei entrar em contato por e-mail mas não obtive resposta, peço que quando puder, entre em contato.
    Desde já agradeço e deixo meus parabens pelo trabalho que vem desenvolvendo e pela apresentação na expomoney-RJ.
    Abraço,
    Luiz Victor

  4. Annabel

    Fabiano,

    Nos conhecemos pessoalmente na Expo Money e desde aquele dia, fiquei pensando nesta profissão. Ouvir o programa Elas e Lucros me anima mais ainda.

    Vi que haverá a apresentação no próximo mês e já vou fazer a minha inscrição, pois acho que a maior realização é poder ajudar os outros, ainda mais se gostamos do assunto.

    Com as dicas que ouço no programa já passei para frente e as pessoas acham que realmente funcionaram e agora eu e alguns amigos ouvimos todos os dias e sempre gera conversas nos intervalos.

    Parabéns pelo trabalho.

    Abraços,

    Annabel

  5. Fernando Calil

    Parabéns pelo seu trabalho, pelos conhecimentos transmitidos em programas de rádio e TV, pelo seu carisma de educador e especialmente de educador financeiro.

  6. Geraldo

    Ola Fabiano., Em primeiro lugar feliz Ano Novo. Fabiano, não tenho nenhum curso financeiro não sou formado em nada, mas gosto muito do tema, tenho facilidade em me comunicar pois dou aulas de transito. como começar?

  7. Adelson Rodrigues

    Olá Fabiano, bom dia e feliz 2010 para você e toda sua equipe.
    Vi sua particpação no prgrama da Ana Maria Braga e resovi acessar o seu site.
    Percebo que você tem algo de especial que permite às pessoas visualizarem possibilidades de uma saúde financeira positiva.
    Gostaria de obter mais informações pois estou vivendo neste momentoum drama financeiro e acredito que preciso de ajuda.
    Tambem me despertou a parte sobr como se tornar um planejado financeiro pessoal, por que estou estudando Gestão RH e acho que pode uma área de atuação que me tenho identificação.
    Pode me ajudar com dicas, literaturas, cursos e outras informações?

    Grande abraço fraterno

  8. Ivo de Jesus Calado

    Olá Fabiano
    Boa tarde !!!

    Eu quero saber mais sobre finanças e se vc tem algum livro sobre isso e qual o nome .

  9. Rosangela

    Prezado Fabiano.

    Feliz Ano Novo!
    Vi sua entrevista na TV hoje pela manha não me lembro ao certo qual foi a]
    emissora.Adorei suas dicas mas queria saber mais…pena que quando você
    falava as apresentadoras não deixavam voce dar continuidade a fala,sempre
    interrompendo…Obrigada pelas dicas e Parabéns pelo trabalho.

    Rosangela/Contagem MG

  10. Francijunior Silva

    ola, Fabiano
    conhecendo seu trabalho agora na internet, mais ja me interessei pelo mesmo, sou gestor financeiro e quero me especializar em finanças pessoais, pois ja dou palestra sobre o assunto.
    tem conhecimento sobre algum curso em belo horizonte?

    abraço

    Francijunior/Contagem MG

  11. Douglas

    Boa Tarde!

    Gostaria de conhece a escola de clinica financeira , pois atualmente curso gestão financeira , e possuo técnico em Administração .

    Tenho dúvidas e gostaria de informações ,quais são os passos para chegar a essa área, pois quero seguir a carreira em finanças , mas especifico Educação financeira .

    E parabéns pelo seu trabalho , acho que todos deveriam ter um pouco de conhecimento nessa parte financeira, hoje procura ajudar os próximos mas vejo que isso as vezes vem de família.

    Grato.

  12. Lukas

    Pessoal, moro no RJ, Gostaria de contratar os serviços de um Consultor financeiro primeiramente para mim, e em seguida para minha família. Alguém ?

  13. Irandir Balieiro Ferreira

    gostaria de saber mais sobre a profissão de ser um planejador financeiro, sou um administrador e quero aumentar meu curriculum com mais esse conhecimento (aprendizado), se tudo der certo pretendo traze-lo até minha cidade para uma palestra. Sou de macapá-Ap.

Deixe uma resposta