Arquivos da categoria: Dicas de Leitura

Viver ou juntar dinheiro?

Esse texto enviado pelo ouvinte Sérgio, de 61 anos à Max Gehringer do Jornal da CBN Brasil, confronta uma decisão diária de todos nós: “Desfrutar o momento ou cuidar do amanhã?”

Para nos auxiliar a criar um pensamento realista dessas nossas necessidades, sugerimos a leitura do livro do economista, professor e autor Eduardo Giannetti:

“desfrutar o momento ou cuidar do amanhã? O cérebro humano é formado por circuitos modulares que não estão perfeitamente integrados. A perspectiva concreta de gratificação imediata de certas desejos ativa uma região do cérebro – o sistema límbico – que demanda pronta satisfação, sem se importar com o amanhã. Mas a impaciência de curto prazo não é tudo. O primata impulsivo que nos agita em segredo tem um adversário à altura: o córtex pré-frontal, que pondera os prós e os contras de diferentes escolhas e não se deixa levar com facilidade pela sedução do momento. Se a atração pelo prazer do momento ata-nos ao presente, os cuidados com o amanhã imaginado elevam-nos ao futuro.

No sempre renovado embate entre a impulsividade da cigarra límbica e o calculismo prudente da formiga pré-frontal, o resultado não está dado de antemão.”

Extraído do livro: “O Valor do Amanhã” de Eduardo Giannetti, Cia das letras